quinta-feira, 17 de maio de 2012


Um comentário:

  1. Palavras-chave: Bullying. Aluno. Violência escolar.
    O Bullying é um tipo de violência escolar, praticada entre estudantes, em que um aluno, ou mais, persegue e intimida um colega sem que exista um motivo que justifique o ato. O Bullying caracteriza-se pela sua repetitividade, abrangendo comportamentos agressivos, insultos, discriminação e exclusão da criança. Ocorre sem um motivo aparente. Apesar das discussões recentes, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores intra-escolares tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, ou desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos físicos e excesso de tolerância.
    De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Brasil, cap. II, art. 15, a criança tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas e sociais, garantido na Constituição e nas leis. O Estatuto foi criado em 1990 para garantir o direito e os deveres de crianças e adolescentes. Porém, nem todos os direitos estão sendo assegurados e as crianças e adolescentes sofrem, sendo vítimas de todos os tipos de agressões, e, uma delas é conhecida como Bullying.
    A batalha que se trava para frear o fenômeno Bullying com certeza só desfrutara da vitória se a família estiver presente, sua participação torna-se imprescindível nesse sentido.
    A presença da família sem dúvida é muito importante na construção do caráter do individuo, a participação dos pais na vida social e educacional dos filhos dando-lhes bons exemplos com certeza é um reforço positivo que contribui para prevenir ações que promovam o Bullying.
    A escola possui um papel de suma importância na vida do aluno, pois, ele passa uma grande parte de seu tempo dentro dela, convive com os mais variados grupos de pessoas e é nesse contexto que surge todo o enredo que alimenta as histórias que levam ao bullying.
    E o que é pior: os profissionais não são capacitados para diferenciar as brincadeiras ou ataques casuais do Bullying. Os cursos de formação dos professores não os preparam para enfrentar a violência em salas de aula e nesses casos eles nem mesmo sabem como reagir.
    Pode-se concluir que a presença do Bullying é, sem sombra de dúvida, extremamente prejudicial, pois, diferentemente das demais ocorrências de violência, essa traz consigo inúmeras consequências danosas à saúde física, mental e social dos envolvidos, sejam como vítimas, como agressores ou como testemunhas.
    Pelo fato do Bullying possuir como característica principal o caráter intencional e repetitivo de agressões contra uma mesma vítima, e pelo fato de essa vítima sofrer, repetidamente, as mesmas agressões, esta pode sofrer danos irreparáveis ao seu espiritualismo a ponto de querer revidar em forma de massacres cruéis, como aconteceram na Escola de Realengo no Rio de Janeiro, na Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz de Taiúva em São Paulo e Remanso na Bahia.
    Esses são alguns casos reais que tiveram finais trágicos, mas isso não quer dizer que todas as práticas de Bullying terminarão assim. O que ocorre é que as vítimas são subjetivas e algumas possuem mais dificuldades em superar os traumas sofridos que outras, entretanto dificilmente isso acontecerá sem a ajuda de uma pessoa próxima ou de um profissional, como um psicólogo, ou mesmo um educador.
    A educação, portanto é o caminho que conduz a paz. A solidariedade, a tolerância e o amor são os ingredientes que compõe o antídoto contra a violência e que deve ser aplicado no coração de cada criança, de cada adolescente, de cada jovem, enfim, no coração de todos os seres humanos, em especial no coração daqueles que se dedicam à arte de educar.
    Números: 08 e 09 Turma: 1MA
    Nomes: Andrey / Ariádiny

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