quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vídeo

Assista este vídeo acima e poste comentários !

14 comentários:

  1. Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual é a violência. Uma das formas de violência do cotidiano escolar e o bullying que é caracterizado através de comportamentos agressivos e tem gerado no corpo do educador, um sentimento de impotência, medo e insegurança que afeta a pessoa.
    O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos adolescentes.
    Compreendem todas as formas de atitudes agressivas, internacionais e repetitivas.
    A palavra bullying vem dos significados:
    - Ofender
    - Zoar
    - Humilhar
    - Vilão (brigão)
    Para ajudar a combater a prática de bullying, o professor deve estar sempre atento para detectar indícios de que tal prática possa estar ocorrendo. Caso perceba isso, deve apoiar as vítimas para que denunciem os abusos sofridos, além de repreender e penalizar os agressores. Por outro lado, o professor também deve trabalhar em sala sobre as diferenças que existem entre as pessoas, desenvolvendo nos alunos valores como a compreensão e o respeito. Esse tipo de trabalho serve também para ajudar os alunos a desenvolverem sua auto-estima e sua estrutura emocional, o que os deixa menos vulneráveis ao bullying.

    Nome: Luiza P.Faza n°24
    Lívia Araújo n°22
    Turma: 1MC
    IEE!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um menino de 12 anos, aluno do 6º ano de escola municiapal, foi espancado a golpes de porrete por um estudante da 8ª série, de 16 anos sem motivo algum.

    Por causa dos ferimentos nas costas, braço esquerdo, orelha direita e cabeça, o menino vomitou e sofreu tonturas por mais de quatro horas. A pancadaria ocorreu a 150 m do colégio.

    "Enquanto um batia, outros quatro mandavam ele bater ainda mais", revelou a vítima. "Eles vieram por trás, puxaram minha mochila, por isso empurrei ele para me soltar. Foi quando ele pegou o porrete."

    Conforme relatos, desde que entrou para a escola,o menino sofre por ser um dos calouros.

    Este tipo de bullying é caracterizado por contato direto, onde a vítima sofre de violência física. Provavelmente o agressor é de família desestruturada, acho que quem tem a capacidade de fazer isto não sabe o significado da palavra respeito. Acho um absurdo também, quem apoiou o agressor. E a vítima irá viver com sequelas por toda vida, não só pela agressão física, mas isso acaba virando uma agressão psicológica, com sensação de medo angustia e isso é um problema não muito simples de ser solucionado.Mais pode ser sim solucionado com ajuda da família.
    Alunas:Gessica Norberto 14
    Thais Lelis 37
    turma:1MC EED

    ResponderExcluir
  4. Vivemos dizendo em melhorar o mundo, em investir em educação, parar de desmatar, de poluir, enfim, de estragar o planeta de diversas formas. Mas o que tinhamos que pensar na verdade é em como transformar as pessoas em pessoas melhores. Não vai ser agredindo fisicamente e verbalmente, rindo, excluindo ou qualquer outro tipo de práticas de bullying. Tudo o que temos que fazer é ajudar as pessoas se tornarem melhores, não piores. Pessoas que sofrem algum tipo de preconceito e sofrem bullying crescem com problemas no relacionamentos, problemas psicológicos, além de tentar ou cometer suicídio. Podendo praticar esse ato, com outras pessoas achando que assim, vai descontar toda dor e angústia que sentia. Então, se estamos vendo que tudo que fazemos de ruim para os outros multiplica, por que não paramos de fazer coisas ruins e passamos a fazer coisas boas? Talvez porque achamos que só o que acaba com o mundo são os problemas ambientais. Talvez porque não sabemos o quanto o bullying prejudica as pessoas. A maioria dos que praticam bullying são pessoas que já sofreram com isso. Então se todos que sofrerão essa agressão forem se tornar os agressores não vamos parar nunca. O que temos que fazer, é trazer esse assunto para as escolas e para a sociedade, mostrando o que um apelido ou uma agressão pode causar mais tarde. Devemos discutir e ficar alerta para que isso não ocorra mais. Mais atenção nas escolas, mais diálogos. Só assim, através do diálogo, da educação e do respeito, vamos melhorar o mundo e acabar com o bullying. Infelizmente o ser humano senti prazer em zoar o outro. Falta de vergonha na cara, sociedade com instituições enfraquecidas e destemor, pois muitos dos que praticam o bullying acham que não serão punidos por seus atos.

    NOMES:Bruna Alves n°3
    Camilla Costa n°5
    TURMA:1MC/IEE

    ResponderExcluir
  5. Bullying é um tipo de agressão fisica e moral, atinge principalmente os jovens de hoje.
    O caso mais grave de bullying foi o de um menino de Iowa, que se suicidou após agrssões fisicas e tambem teve seus pertences vandalizados por 3 anos seguidos.
    O bullying também é cometido na área dos trabalhadors, nos escritórios, etc..
    Na nossa opnião quem cometi esse tipo de feito não tem educação, não recebeu amor, carinho ou educação dos pais ou então sofreu bullying também, e agora comete.
    O bullying é muito sério, ocorre em várias escolas e todo o mundo e muitas vezes em paises que nem sabem o que é isso, e as vítimas ficam desestimuladas para estudar, com baixo auto-estima, deprimidas e podem até se suicidar.
    Falta punição com essas pessoas, a sociedade e o governo não pune adequadamente esses infratore.



    NOMES:Grazieli Reis n°17
    Brenda Scaldini n°41
    TURMA: 1°MC / IEE

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A escola é um ponto de referencia, lugar de fazer amigos. Mas nem sempre é isso que acontece! E o lugar que era para ser adorado, acaba se tornando um pesadelo para algumas crianças e adolescentes.
    Pais, educadores, médicos, psicólogos, o mundo inteiro está preocupado com a violência entre adolescentes. Além de apelidos constrangedores, agressões físicas, surgiu uma nova prática, mais sutil e cruel, o que os especialistas chamam de bullying.
    Bullying é uma expressão inglesa, que traduzindo em um bom português quer dizer perseguir, agredir, humilhar, atormentar ou como muitos dizem “zuar”. Esses atos de violência física ou psicológica que acontecem na maioria das vezes entre estudantes, trazem diversas conseqüências na vida da vítima, podendo durar meses, anos ou a vida inteira. Provocando angústia, dor, tristeza, baixa auto-estima e até podendo levar a vítima a cair em uma depressão.

    Nome:Wesley de Sousa N°40
    Nome:Giovane Alves de Oliveira N°10
    Turma:1MD/IEE

    ResponderExcluir
  8. Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo .ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
    ..
    Uma vez uma colega sofreu bullying por ser baixinha,um outro colega achou divertido zombar dela.Depois de passar a tarde aguentando aquilo voltou pra casa e contou pra sua mãe que no dia seguinte foi ao colégio.O garoto foi chamado e depois de uma longa conversa,ele pediu desculpas.
    Não sei como pessoas podem achar divertido magoar outras,as vezes a pessoa se arrepende e pede desculpas como foi o caso,mas é como dizem perdoar todos perdoam mais esquecer é difícil.Pode ser que a pessoa leve esse sentimento pra sempre com ela.


    Nome:Caroline Gerhein 3
    Karina Atalaia Kneipp 18
    Turma 1MD/IEE

    ResponderExcluir
  9. A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso. O menino que você chama de burro, quem sabe tenha problemas de aprendizagem. A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que pessoas como você a aceitem. O menino que você provoca e goza na escola, pode receber maus tratos em casa e você só estará contribuindo para destruir sua auto-estima.
    Na Grande São Paulo, uma menina apanhou até desmaiar por colegas que a perseguiam e em Porto Alegre um jovem foi morto com arma de fogo durante um longo processo de bullying.

    Em maio de 2010, a Justiça obrigou os pais de um aluno do Colégio Santa Doroteia, no bairro Sion de Belo Horizonte a pagar uma indenização de R$ 8 mil a uma garota de 15 anos por conta de bullying. A estudante foi classificada como G.E. (sigla para integrantes de grupo de excluídos) por ser supostamente feia e as insinuações se tornaram frequentes com o passar do tempo, e entre elas, ficaram as alcunhas de tábua, prostituta, sem peito e sem bunda. Os pais da menina alegaram que procuraram a escola, mas não conseguiram resolver a questão. O juiz relatou que as atitudes do adolescente acusado pareciam não ter “limite” e que ele “prosseguiu em suas atitudes inconvenientes de ‘intimidar’”, o que deixou a vítima, segundo a psicóloga que depôs no caso, “triste, estressada e emocionalmente debilitada”. O colégio de classe média alta não foi responsabilizado.

    Nome: Gustavo Mechler 19
    Abner Souza 1
    Turma: 1MC/IEE

    ResponderExcluir
  10. Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

    Nome:Kanandha Oliveira 17
    Lais 19
    turma;1MD

    ResponderExcluir
  11. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
    Bullying é uma forma de violência que esta crescendo muito rapido não só no Brasil e sim no mundo todo.Infelizmente as pessoas acham divertido humilhar e machucar as outras.
    Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

    Nome:Lucas Bastos 22
    turma:1MD/IEE

    ResponderExcluir
  12. Bullying vem da palavra bully, que significa 'valentão'. São abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima. "Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira", explica Cleo Fante, pesquisadora sobre o assunto. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.
    Escola Geralmente a vítima começa ser alvo a partir da 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Não são simples "brincadeiras" de mau-gosto, afinal, o bullying ultrapassa os limites psicológicos ou físicos. O aluno se sente impotente diante da situação e fica acuado, além de não achar nada de divertido nisso
    Na internetA Internet é um lugar fácil de depreciação da vítima. É possível criar perfis e blogs fakes, espalhar boatos e fotos, colocando esta pessoa em situações muito constrangedoras. Aí, quando ela sai de casa e vai para escola, por exemplo, acaba sendo alvo de vários comentários.No trabalho Chamado de assédio moral, a versão adulta do bullying pode vir tanto do chefe quanto dos colegas de trabalho. Perseguição e marcação cerrada na hora de executar a função ou criticas sem fundamentos são algumas formas de abuso cometidas nesse ambiente.

    Nome: Lidiane Silva nº:23 T: 1mB

    ResponderExcluir
  13. Palavras-chave: Bullying. Aluno. Violência escolar.

    O Bullying é um tipo de violência escolar, praticada entre estudantes, em que um aluno, ou mais, persegue e intimida um colega sem que exista um motivo que justifique o ato. O Bullying caracteriza-se pela sua repetitividade, abrangendo comportamentos agressivos, insultos, discriminação e exclusão da criança. Ocorre sem um motivo aparente. Apesar das discussões recentes, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores intra-escolares tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, ou desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos físicos e excesso de tolerância.
    De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Brasil, cap. II, art. 15, a criança tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas e sociais, garantido na Constituição e nas leis. O Estatuto foi criado em 1990 para garantir o direito e os deveres de crianças e adolescentes. Porém, nem todos os direitos estão sendo assegurados e as crianças e adolescentes sofrem, sendo vítimas de todos os tipos de agressões, e, uma delas é conhecida como Bullying.
    A batalha que se trava para frear o fenômeno Bullying com certeza só desfrutara da vitória se a família estiver presente, sua participação torna-se imprescindível nesse sentido.
    A presença da família sem dúvida é muito importante na construção do caráter do individuo, a participação dos pais na vida social e educacional dos filhos dando-lhes bons exemplos com certeza é um reforço positivo que contribui para prevenir ações que promovam o Bullying.
    A escola possui um papel de suma importância na vida do aluno, pois, ele passa uma grande parte de seu tempo dentro dela, convive com os mais variados grupos de pessoas e é nesse contexto que surge todo o enredo que alimenta as histórias que levam ao bullying.
    E o que é pior: os profissionais não são capacitados para diferenciar as brincadeiras ou ataques casuais do Bullying. Os cursos de formação dos professores não os preparam para enfrentar a violência em salas de aula e nesses casos eles nem mesmo sabem como reagir.
    Pode-se concluir que a presença do Bullying é, sem sombra de dúvida, extremamente prejudicial, pois, diferentemente das demais ocorrências de violência, essa traz consigo inúmeras consequências danosas à saúde física, mental e social dos envolvidos, sejam como vítimas, como agressores ou como testemunhas.
    Pelo fato do Bullying possuir como característica principal o caráter intencional e repetitivo de agressões contra uma mesma vítima, e pelo fato de essa vítima sofrer, repetidamente, as mesmas agressões, esta pode sofrer danos irreparáveis ao seu espiritualismo a ponto de querer revidar em forma de massacres cruéis, como aconteceram na Escola de Realengo no Rio de Janeiro, na Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz de Taiúva em São Paulo e Remanso na Bahia.
    Esses são alguns casos reais que tiveram finais trágicos, mas isso não quer dizer que todas as práticas de Bullying terminarão assim. O que ocorre é que as vítimas são subjetivas e algumas possuem mais dificuldades em superar os traumas sofridos que outras, entretanto dificilmente isso acontecerá sem a ajuda de uma pessoa próxima ou de um profissional, como um psicólogo, ou mesmo um educador.
    A educação, portanto é o caminho que conduz a paz. A solidariedade, a tolerância e o amor são os ingredientes que compõe o antídoto contra a violência e que deve ser aplicado no coração de cada criança, de cada adolescente, de cada jovem, enfim, no coração de todos os seres humanos, em especial no coração daqueles que se dedicam à arte de educar.
    Números: 08 e 09 Turma: 1MA

    ResponderExcluir